ROTEIRO DOS PROFETAS


SANTUÁRIO DO BOM JESUS DO MATOSINHOS

Erguido ao alto de uma colina, o Santuário do Bom Jesus do Matosinhos é, sem dúvida, uma imagem de destaque na paisagem cênica de Congonhas. No adro desse belo Santuário estão dispostos o magnífico conjunto estatuário produzido por Aleijadinho com a ajuda de seu Atelier, que, sem sombra de dúvida, destacou-se como uma das grandes obras do mestre.

A história desse templo está intimamente ligada à mineração. Foi Feliciano Mendes minerador, que ao alcançar uma graça rogada de um pedido ao Bom Jesus prometeu construir uma Igreja em seu nome. Assim, depois de fixar uma Cruz no Alto do morro Maranhão, passou a angariar esmolas para construir o Santuário. Feliciano Mendes morreu oito anos após o inicio das obras em 1765, tendo ainda em vida a felicidade de ver o seu sonho ser realizado. A conclusão dessa construção se deu no final do século 18, quando Aleijadinho, já bastante debilitado, concluía seus trabalhos, esculpindo os Passos da Paixão e os doze profetas.

O santuário foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1939, visando sua proteção. Todo o conjunto histórico foi tombado pela Unesco como Monumento Cultural da Humanidade, hoje Patrimôio Cultural da Humanidade e constitui o maior conjunto de arte colonial do país. Segundo o Iphan, o Santuário de Bom Jesus do Matozinhos foi inspirado em dois importantes Santuários localizados ao norte de Portugal, o Bom Jesus de Matozinhos, nos subúrbios da cidade do Porto, e Bom Jesus de Braga, próximo à cidade do mesmo nome.

Decoração

A decoração do interior do templo é uma das riquezas do período rococó. Entre o período de 1765 a 1769, o entalhador Jerônimo Felix Teixeira cuidou dos retábulos do Cruzeiro, apenas concluídos em 1772, por Manoel Rodrigues Coelho. Quanto a pintura e douramento do altar de Santo Antônio, ficaram a cargo do pintor João Carvalhais. Já o altar de São Francisco de Paulo, se encarregou o pintor Bernardo Pires da Silva. O artista João Antunes Carvalho entalhou o retábulo-mor enquanto ele era construído, entre 1769 e 1775. Nessa mesma capela-mor estão dois anjos tocheiros, obra de Francisco Vieira Servas (1778) e ainda quatro relicários de Aleijadinho e seu atelier, pintados por Athaíde.

Outro ponto que chama a atenção são os dragões orientais, utilizados como porta-lampadas e ainda os animais do arremate inferior dos púlpitos. Sobre a pintura rococó do conjunto destacam-se artistas como Bernardo Silva (forro da capela-mor - 1773 a 1775), João Nepomuceno Correia e Castro (forro da nave e diversos painéis da igreja - 1778 a 1787). Apenas em 1790, foram concluídas as obras no adro e escadarias da Basílica.

Capela do Sagrado Coração de Jesus Cristo

Situado ao lado esquerdo do adro do Bom Jesus do Matosinhos, a capela do Sagrado Coração de Jesus Cristo fica dentro de uma construção que também abriga a sala dos milagres. A singela capela possui um altar-mor onde se encontram as imagens do Coração de Jesus, São José e Nossa Senhora de Lourdes.

Sala dos Milagres

A sala dos milagres é local onde são depositados os votos dos fiéis em agradecimento por alguma graça alcançada. Trata-se de uma demonstração da fé dos indivíduos bastante popular. Muitas peças encontradas nessa sala remontam do século 18 e são consideradas obras de arte.

Beco dos Canudos

O beco dos Canudos também integra o acervo arquitetônico do Santuário do Bom Jesus do Matosinhos. É de grande importância paisagística na composição do cenário observado. Os antigos casarios ali localizados dão harmonia a todo o conjunto. Possui calçamento que remonta do século 18 e atualmente abriga lojinhas de artesanato local. A pequena rua não comporta carros, portanto, é somente utilizada por pedestres.
PROFETAS

PROFETA JOEL

No adro do Santuário do Bom Jesus do Matosinhos ascendem traços marcantes da riqueza da obra do mestre Aleijadinho, os 12 profetas. Compondo a última etapa do conjunto arquitetônico, as esculturas em pedra sabão possuem um estilo expressionista. Foram produzidas entre os anos de 1800 e 1805 por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

:: Serviço

Localização: Praça da Basílica
Telefone: (31) 3731-1590
Horário de funcionamento: De terça a domingo, de 7hs às 18hs
Fontes: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pesquisa direta.

PROFETA ABDIAS

Servo de Deus, esse é o significado do nome Abdias. O profeta está localizado no fronte do Santuário no lado esquerdo de quem entra. A imagem aponta para o céu e traja túnica e manto.

"Eu vos arguo, ó Idumeus e gentius. Anuncio-vos e vos prevejo pranto e destruição”.
PROFETA AMÓS

A imagem de do profeta Amós está localizada a esquerda do adro do Santuário do Bom Jesus do Matozinhos. Uma curiosidade sobre essa representação é destacada em suas vestes pastoris e em sua feição serena que se diferenciam das demais. Amós viveu no século 8 A.C e foi o primeiro pastor de Belém e o primeiro profeta a deixar escritos, deixando em seus registros expressões e figuras ligadas a natureza e a vida pastoral.

"Feito primeiro pastor e em seguida Profeta, dirijo-me tanto contra as vacas gordas, como contra os próceres".
PROFETA BARUC

Nada consta no Velho Testamento sobre o profeta Baruc, ainda assim ele foi incluído pelo como parte integrante da obra de Aleijadinho devido à sua ordem do Cânon bíblico. Sobre suas mãos Baruc leva um filactério com as sínteses de suas profecias. As incrições dizem o seguinte:

O profeta Baruc promulga a vinda de Cristo e adverte aos piedosos: "Vaticínio a vinda de Cristo na carne e os últimos tempos do mundo, e previno os piedosos"
A DANIEL

A expressividade soberba no rosto e na pose desse profeta inspira a de um herói consciente de seu alento. Seu nariz é alongado e as narinas legras e olhos amendoados que fitam o chão. Possui uma coroa de louros na cabeça, uma vitória sobre os animais. Sua imagem expressa beleza. Para concluir essa escultura Aleijadinho, mesmo já debilitado não utilizou a ajuda de seu ateliê. Daniel foi banido para a Babilônia e acabou despertando a admiração de governadores devido ao seu dom de interpretar sonhos. Anos mais tarde ele foi encarcerado na cova dos leões.

Mostra o poder de Deus que o salva: "Encerrado, por mandado do rei, na espelunca dos leões, escapo são e salvo, pelo auxilio de Deus".
PROFETA EZEQUIEL

Esse profeta também é conhecido por muitos como o profeta do exílio, por ter sido banido para a Babilônia juntamente com o povo de Israel, no século 6 A.C. Encontra-se ao lado oposto de onde está localizado o profeta Baruc. Nas mãos ele leva um filactério com a síntese traduzida de três etapas de sua profecia. Como a escultura de Daniel, acredita-se que essa obra não tenha sofrido intervenções do ateliê de Aleijadinho. A aparente fisionomia de Ezequiel é de um homem maduro com bigode e barba. Destacam-se nessa imagem a flexibilidade de seus braços e a expressividade em sua face. Boa parte de suas visões são apocalípticas.

"Descrevo os quatro animais no meio das chamas, e as rodas espantosas e o trono etéreo".
PROFETA HABACUC

O bigode e a barba desse profeta também sugerem a impressão de um profeta mais velho, como Jeremias, Ezequiel, Oséias, Joel e Jonas. Na cabeça ainda há um turbante.

Argúi os gentios que tiranizavam o povo eleito, e canta os louvores de Deus: "Eu te acuso a ti, Babilônia, ó Babilônia, a ti, ó tirano caldeu; mas em salmos canto a Ti, ó Deus Santo".
PROFETA ISAIAS

Na ala de honra da escadaria do Bom Jesus do Matosinhos está o profeta Isaias, o de maior destaque do Antigo Testamento. Tem cabelos e barbas longas aparentando uma pessoa mais idosa e usa uma túnica que transparece parte de suas pernas. Na mão esquerda carrega consigo um filactério e a mão direita aponta para o texto inscrito nele. Possui uma expressão facial boquiaberta como se tivesse recebido uma intervenção divina em sua visão. Esse é também um dos trabalhos de maior importância do conjunto arquitetônico. Viveu em Jerusalém no século VIII A.C.. Dentre suas profecias a de maior destaque é a do nascimento de Cristo.

Mostra a santidade de celebrar a glória divina: "Quando os serafins tinham louvado o Senhor, por um fim, como uma tenaz, uma brasa foi encostada aos meus lábios"
PROFETA JEREMIAS

O profeta Jeremias está localizado no outro pedestal da entrada. Esse profeta apresenta algumas deformidades e desproporções em sua anatomia.

"Eu choro o desastre da Judéia e a ruína de Jerusalém: e rogo (ao meu povo) que queira voltar ao senhor. Jeremias, cap. 35".
PROFETA JOEL

Essa é uma das mais admiradas estátuas do conjunto e uma das mais reproduzidas pelo artesanato local. No ponto de vista de sua anatomia, Aleijadinho caprichou em seus traços, revelando todo o cuidado do artista na realização da obra. A barba e bigode encaracolados revelam a moda bizantina. Joel viveu no século 8 A.C. Suas profecias tinham como tema principal o Juízo Final, descrevendo terríveis ameaças.

Traz ameaça para os maus, e logo depois fala sobre o fim do mundo: "Explico a Judéia que mal hão de causar à terra a lagarta, o gafanhoto, o bruco e a alforra".
PROFETA JONAS

Esse é o mais popular dos profetas menores e está localizado ao lado do profeta Daniel. A imagem expressa em sua feição é de uma boca entreaberta em que aparecem os dentes e tem aos seus pés um animal marinho. Devido a recusa do chamado de Javé para pregar em Nínive, Jonas foi aprisionado dentro da barriga de uma baleia.

Indica a providência misericordiosa para o justo: "Engolido pelo monstro, ficou escondido, três dias e três noites no ventre do peixe, depois dirijo-me a Nínive"
PROFETA NAUM

Localizado a extrema direita do adro do Santuário do Bom Jesus do Matozinhos, o profeta Naum é o sétimo dos menores profetas. A longa barba e sua face combalida dão um aspecto de pessoa mais idosa.

O profeta Naum anuncia a ameaça aos grandes e poderosos: "Exponho que castigo está reservado a Nínive, caso recaia. Declara que a Assíria há de ser destruída por completo"
PROFETA OSÉIAS

A importância desse profeta também é considerável dentre os profetas menores. Assim como Ezequiel e Jeremias, traja um casaco curto, e carrega em uma das mãos uma pena em alusão ao que está escrevendo. Esse profeta está localizado no parapeito de entrada do adro do Santuário do Bom Jesus do Matosinhos. Representa a infidelidade do povo hebreu para com o verdadeiro Deus.